top of page
  • Harmonia-BBM

Certificações de pistas no Brasil

Atualizado: 21 de jun. de 2023

Executar medições de passagem, conhecidas como "pass by noise", é uma etapa crucial no processo de comercialização de automóveis. Esses testes, juntamente com outros, garantem a qualidade do veículo em termos de segurança, emissão sonora, velocidade, aderência, entre outros aspectos. Para isso, é imprescindível contar com uma pista padrão para a realização desses testes, ou seja, será necessário realizar a certificação da pista antes de dar os próximos passos.


Processo de certificação da pista

As características da pista determinam o padrão, tanto em termos de geometria quanto de qualidade do pavimento. Os parâmetros de absorção sonora, textura e irregularidade são utilizados para medir a qualidade do pavimento.

Os parâmetros ideais bem como os procedimentos para verificação estão na norma ISO 10844 - Acoustics – Specification of test tracks for measuring noise emitted by road vehicles and their tyres.


Irregularidades

A medição das irregularidades é realizada de acordo com a norma EN 13036-7. Nesta medição, utilizamos o drone de superfície, com o qual realizamos uma varredura no sentido longitudinal e transversal da pista para avaliar os desníveis. Existe um nível de irregularidade, ou desnível, máximo permitido pela norma.


Preparação para medição de Irregularidades e Textura para certificação de pistas

Textura

Da mesma forma que para medir as irregularidades, utiliza-se o surface drone para medição da textura. Entretanto, o procedimento segue a norma ISO 13473 partes 1 a 4. Esse parâmetro, que diz respeito ao tipo de material da pista, também precisa ser padrão.

É fácil ter uma memória auditiva de que o ruído gerado por um carro rodando em um pavimento de concreto é completamente diferente de um carro rodando em um pavimento com asfalto. Claro que aqui exemplificamos com extremos, mas pequenas variações no tipo do material já podem influenciar no resultado obtido.


Absorção sonora

O tipo do material e a construção é tão relevante que ainda tem o parâmetro de absorção sonora. Esse é um parâmetro que caracteriza, basicamente, a capacidade de absorção do pavimento. Esse quesito tem grande importância nas análises de ruído e aderência, pois dependendo da sua capacidade de absorção, o pavimento vai absorver mais ou menos ruído, mais ou menos água, etc. Para essa medição utilizamos tubo de impedância e o procedimento é descrito na norma ISO 13472-2.


Atendendo a todos esses parâmetros é possível obter a certificação da pista de acordo com a norma ISO 10844, falada no início desse artigo e assim, poder realizar medições de passagem, qualidade dos pneus, etc.

No Brasil, nós, da Harmonia-BBM, executamos os procedimentos de medição para certificação das pistas em parceria com a Müller BBM Industry Solutions e a M+P.


104 visualizações

Comments


bottom of page